Um Luxo Açaí a Super Fruta

Em Igarapé-Miri, aldeia paraense do açaí ,a 1.800 quilômetros ao norte de Brasília, Francisca Neves, que vende farinha de mandioca para vizinhos e restaurantes, diz que a polpa amarga que ela costuma comer agora se tornou um luxo. “A nossa neta vai fazer três anos e vamos receber a família”, disse Francisca, 68, enquanto pagava 20 reais, ou cerca de 7% da sua renda familiar mensal, por dois litros da polpa em uma feira local.

O açaí é a fruta de uma palmeira e parece um mirtilo. Na Amazônia, ela é batida, diluída em água e comida com mandioca, carne, peixe ou camarão seco. A polpa fornece mais proteína em relação ao seu peso do que ovos e leite e tem altos níveis do antioxidante antocianina, assim como vitaminas E B1, potássio, ferro e cálcio, segundo a Embrapa.

O governo do Pará recomenda o seu consumo. A fruta é associada popularmente com força dos ossos e dos músculos, longevidade e um sistema imunológico saudável, disse Lucival Cardoso, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Pará.

Incentivamos as famílias a darem açaí para as crianças

“Incentivamos as famílias a darem açaí para as crianças a partir dos seis meses”, disse Cardoso. “Também é um alimento que satisfaz muito: é por isso que ele é associado às dietas das famílias de baixa renda.”
A Food and Drug Administration (FDA, órgão regulador da comercialização de remédios e alimentos dos EUA) não examinou produtos com açaí, informou Susan Cruzan, porta-voz da FDA.

Comprimidos, bebidas energéticas com a fruta e outros produtos que contêm açaí são vendidos em lojas de produtos naturais em todo o território dos EUA. Alguns sites dizem que a fruta ajuda na perda de peso, disfunções sexuais, combate a células cancerosas e regeneração dos músculos.

As tentativas de aumentar a produção no Brasil de forma a atender à demanda têm tido pouco sucesso por causa da dificuldade em obter terra às margens dos rios, disse Alfredo Oyama Homma, economista rural da Embrapa em Belém. “As palmeiras do açaí são mais produtivas quando cercadas por outras árvores e também precisam de muita água”, disse Homma.

No Brasil, os produtores tradicionalmente vendem sua safra em cestos de vime, que contêm cerca de 14 quilos de fruta. Desde 2000, o preço de um cesto de açaí subiu de 1 real para até 60 reais, segundo mostram dados da Embrapa. Segundo Francisca, que diz que Igarapé-Miri é a capital mundial do açaí, os habitantes da cidade estão pagando o preço pela fama internacional da fruta.

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Vídeo | Açaí Super Fruta

https://youtu.be/St3RkhJQRUw

 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 232

Um Luxo Açaí a Super Fruta

Deixe um comentário

*