Como Montar uma Sorveteria (II Parte) – Plano de Negócios

No post anterior abordamos sobre o crescimento do mercado de sorvetes no Brasil e através de números qualquer empreendedor pode concluir que montar uma sorveteria, poderá ser uma ótima oportunidade de negocio, mas, como todo segmento o interessado deve possuir o conhecimento básico sobre o mercado pretendido de atuação.

Seguindo como nosso objetivo de auxiliar empreendedores em como montar uma sorveteria de sucesso, abordaremos neste segundo artigo a importância de um plano de negócios e como elaborar.

O Plano de Negócio pode ser entendido, então como um conjunto de respostas que define os produtos que serão oferecidos, o formato da Sorveteria mais adequado, o modelo de operação da Sorveteria que viabilize a disponibilização destes produtos e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela Sorveteria deverão possuir e desenvolver.

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plano de negócios sorveteria

Plano de negócios – Quais produtos pretende comercializar na Sorveteria?

Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que os produtos devem atender necessidades de pessoas ou empresas. No caso dos produtos que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas?

O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócios.

 

Como serão obtidos os produtos para comercialização?

É necessário garantir o domínio tecnológico, contar com especialistas nos serviços que oferecer especialistas com habilitação profissional, licenciados para tal, conforme a legislação exigir.

Já dispõe destes profissionais? São os próprios sócios? São empregados? São prestadores de serviços? Qual formato é mais adequado à sua Sorveteria? Como agem seus futuros concorrentes? Como identificar os melhores fornecedores?

Quais condições de aquisição serão mais adequadas? Como negociar e obter facilidades de pagamentos condizentes com a estratégia de venda?

Quais volumes devem ser adquiridos em função de previsão de venda e prazos de fornecimento? Quais níveis de estoque devem ser considerados, que atendam a operação da empresa sem comprometer a disponibilidade financeira?

projeto sorveteria pequena

O que de melhor será oferecido na Sorveteria?

Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido aos clientes que seja um diferencial, que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes que supere a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir novos de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é no atendimento ao cliente.

 

Quem é e onde está o cliente?

O mercado comprador deve ser estimado. Deve ser conhecido. Quem frequentara sua Sorveteria? Por que frequentara? Quantos serão estes clientes? Onde estão estes clientes? Como chegar até eles? Como influenciar na decisão de frequentar sua Sorveteria? Como será sustentada a quantidade de clientes necessária para viabilizar a Sorveteria?

 

Onde será instalada a loja?

Quais aspectos de localização devem ser considerados para facilitar a atração de clientes? Estacionamento para clientes é relevante? Existem restrições legais para instalação deste tipo de empresa na localidade escolhida?

 

Qual deve ser a competência dos dirigentes do estabelecimento?

Que nível de conhecimento técnico é necessário para comandar uma Sorveteria? Quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas? Como adquirir experiência neste ramo de negócio (se já não possuir)? Qual deve ser o perfil de empresário neste ramo de negócio? Como desenvolver este perfil?

 

Como será o estabelecimento?

Para este tipo de negócio que estrutura de operação adotar? Quais responsabilidades de cada um? O que será exigido de cada funcionário? Como os envolvidos serão treinados para cada função? Para a administração geral do negócio? Para a função comercial? Para prestação dos serviços? Para a gestão financeira? Como sistematizar estas funções para se integrarem num processo de gestão ágil e econômico para uma  Sorveteria?

plano de marketing sorveteria

Que preço será cobrado?

Qual a necessidade de faturamento que a empresa projetada terá? Quais serão seus custos? Quais serão suas possibilidades de preço? Quais preços a concorrência pratica? Como superar os preços da concorrência? É importante superar os preços da concorrência? Qual lucro pode ser gerado?

 

Que resultado será obtido?

O formato de empresa projetado gerará lucro? Compensará o investimento? Que alternativas de formato de Sorveteria podem ser adotadas?

 

Qual investimento ser necessário? Quando virão os resultados? Por quanto tempo suportará movimento fraco?

Qual previsão de gasto inicial? E nos primeiros meses de funcionamento? Já tem disponibilidade financeira? Necessitará de crédito adicional? Sócio é a opção escolhida para aumentar o capital? Qual o perfil do sócio ideal? Qual o papel de cada sócio?

 

Considerações Finais

Elaborar um plano de negócio é o passo mais importante que você poderá dar para dar. Existem muitos cursos no mercado que ensinam como elaborar um plano de negócio. Tanto para definir as questões certas do negócio escolhido como para obter as respostas mais adequadas. Você também pode estudar as diversas publicações e livros facilmente encontrados em livrarias.

No próximo artigo da série: Como Montar uma Sorveteria Passo a Passo, veja dois exemplos sobre custos, investimentos e equipamentos necessários.

 

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Vídeo | Sebrae Mais – Casos de Sucesso do Paraná: Sorvetes Guri

https://youtu.be/YFf1g9-t9ok

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