Projetando uma Franquia de Quiosque de Açaí Frozen

O segmento de mercado açaí frozen, sorvete expresso e yogurt frozen já estão consolidados como produtos de ótima aceitação em grande parte do país […]

O segmento de mercado açaí frozen, sorvete expresso e yogurt frozen já estão consolidados como produtos de ótima aceitação em grande parte do país. Com essas informações, diversos investidores estão sendo atraídos para o potencial lucrativo e de baixo investimento que envolve este nicho de negócio; e com o objetivo de compartilhar informações relacionadas a esse segmento, estaremos abordando neste artigo, um projeto de como montar um quiosque de açaí frozen para shopping, e apôs com a ajuda de profissionais capacitados, o interessado poderá formata-lo para um sistema de franquia.

Todas as informações contidas neste artigo, foram compiladas a partir de dados obtidos de fabricantes de quiosques, maquinas frozen e experiência própria de nossa empresa sobre valores comerciais. Os valores ilustrados podem variar conforme o projeto e os profissionais a serem envolvidos no mesmo. Este artigo tem apenas o objetivo de ilustrar quais são os elementos básicos envolvidos no projeto e montagem de um quiosque ou franquia de açaí. Caso o interessado não possua nenhuma experiência no setor, aconselhamos que haja algum tipo de consultoria auxiliando-o antes de fazer qualquer investimento.

Objetivo do Projeto

Projetar um quiosque de açaí frozen para shopping, entende-se que o segmento já está consolidado e o açaí frozen é bem aceito pelo publico alvo. Diferente de outros modelos de negócios, que alem da venda do açaí, comercializa lanches, salgados e entre outros, este tipo de projeto tem o objetivo de vendas focado exclusivamente ao açaí. O produto poderá ser comercializado tanto em copos personalizados com a marca a escolher, como também em casquinha ou cascão utilizados na venda de sorvete. Além do objetivo de criar o quiosque para shopping, o projeto também poderá ser adaptado para supermercados, hipermercados e aeroportos.

Quiosque de Açaí Frozen Passo a Passo

Para alugar um espaço em um shopping ou hipermercado, será necessário ter um pré projeto em mãos com os seguintes tópicos a serem apresentados:

  • Objetivo principal da marca
  • Possuir um catalago de produtos de forma a ser criativo comparado aos concorrentes
  • Demonstrar credibilidade a agregar ao local escolhido

Já abordamos anteriormente sobre o assunto no artigo: Quiosque de Açaí Passo a Passo veja como iniciar neste segmento, ao qual compartilhamos informações de como é confeccionado o quiosque e também nossa opinião sobre o investimento necessário.

Elaboração do pré-projeto  do quiosque

O interessado deverá escolher qual empresa de montagem e confecção de quiosque ira trabalhar. A empresa contratada entregará primeiramente o briefing solicitando todas as informações para confeccionar o pré-projeto. Solicitando informações sobre a logomarca, cardápio de produtos e maquinas que o quiosque utilizará. Abaixo veja o passo a passo relacionado ao pré-projeto do quiosque, que o interessado deverá possuir para alugar o ponto comercial.

  • Maquete virtual 3D, com 5 imagens
  • Planta simplificada baixa
  • Planta simplificada elétrica
  • Planta simplificada hidráulica
  • Memorial descritivo dos materiais
  • Prazo de entrega da primeira maquete virtual 3D para avaliação é de 15 dias úteis

O valor médio de investimento para a elaboração do pré-projeto é de R$ 2.500,00.

Investimento inicial e Custos

  • Confecção do Quiosque: R$50.000,00
  • Custo médio da máquina expresso frozen: R$15.000,00 a R$30.000,00
  • Matéria prima para venda de 100 copos ao dia: R$5.500,00 (custo de 1 copo 300ml = R$1,50 s/ adicionais de preparo)
  • Capital de giro necessário para 2 meses apôs inauguração: R$15.000,00
  • Criação e design da marca: R$2.000,00

Total: R$87.500,00 a R$ 102,500,00

Despesa mensal fixa

  • Marketing: R$500,00
  • Aluguel médio do ponto comercial em shopping, média de: R$ 5.000,00
  • Funcionário, média de salário de: R$ 1.600,00
  • Matéria prima calculando a venda de 100 copos ao dia: R$4.000,00
  • Outros: R$1.000,00

Total: R$12.100,00

Faturamento para 100 copos ao dia no período mensal.

  • Preço médio de venda: R$6,00/copo (300ml)

Total bruto: R$ 18.000,00

Total liquido: R$ 5.900,00

Faturamento para 150 copos ao dia no período mensal.

  • Preço médio de venda: R$6,00/copo (300ml)

Total bruto: R$ 27.000,00

Total liquido: R$ 14.900,00

Faturamento para 300 copos ao dia no período mensal.

  • Preço médio de venda: R$6,00/copo (300ml)

Total bruto: R$ 54.000,00

Total liquido: R$ 38.700,00  calculando três funcionários para a demanda

Considerações finais

O projeto ilustrado acima tem o potencial de lucro de R$ 6.000,00 a R$30.000,00 mensais. O tempo médio para o retorno do investimento inicial pode variar entre 10 a 18 meses. O projeto sendo bem elaborado, administrado de forma correta, com uma ou duas lojas em funcionamento comprovando dados, poderá ser transformado em uma franquia de quiosque de açaí com total sucesso.

Deixe um comentário

*