Água de Coco e Açaí na Tigela são Sinônimos de Sucesso

Veja como o empreendedor Aracê Prudente dos Santos, transformou seu pequeno negocio de venda de água de coco, em um dos mais badalados Quiosques […]

Veja como o empreendedor Aracê Prudente dos Santos, transformou seu pequeno negocio de venda de água de coco, em um dos mais badalados Quiosques na orla da praia de Boa Viagem no Recife, o Point do Açaí 24H. Seu empreendimento conta com serviço 24 horas, atendimento personalizado por senha eletrônica, internet sem fio e entre outras inovações propostas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae.

O Começo do Quiosque de Açaí e Água de Coco

Em meados de 1999, o empreendedor ainda trabalhava como ambulante vendendo apenas a água de coco. Neste mesmo ano deu um passo importante comprando um ponto comercial. Mesmo com a conquista de seu quiosque de água de coco, percebeu que poderia inovar agregando o açaí ao seu cardápio. Em visita ao Pará, pode conhecer mais o fruto açaí e constatar que seu empreendimento tinha tudo haver com este mercado pela  sua clientela ser formada por jovens, atletas e pessoas preocupadas em manter a alimentação saudável.

Com muito empreendedorismo, buscou distribuidores de açaí, registrou a empresa e abriu um escritório para dar suporte administrativo ao novo quiosque de açaí e água de coco. O espaço também foi destinado para abrigar o estoque, banheiros para seus funcionários e refeitório. Mas muitos outros avanços iriam acontecer futuramente com o apoio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Inovações e Melhorias Propostas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI)

Após a compra do ponto e instalação de seu quiosque de açaí e água de coco, o empreendedor recebeu a visita de um agente local do programa, a partir daí foi traçado um plano de atividades para melhorar a capacitação de seus funcionários no processo, através de curso de manipulação de alimentos, qualidade em atendimento, controle de estoque e vendas. O quiosque teve a implantação de segurança no local para o atendimento 24 horas com disponibilidade de internet sem fio. Com o apoio da prefeitura do Recife, todos os envolvidos receberam curso de inglês instrumental.

Outra mudança importante para o sucesso do quiosque foi passar a receber o açaí pronto para consumo de distribuidores, antes dessa mudança a polpa de açaí tinha que ser batida no liquidificador, processo que deixava o cliente a esperar muitas vezes até 45 minutos. Com a mudança servindo o açaí pronto para consumo, e atendimento por senha em painel digital, a espera caiu para 15 minutos, resultando em 30% de aumento nas vendas, conta o empreendedor. Em relação ao açaí pronto para consumo, abordamos sua importância em outro artigo, considere ler em como fazer açaí em creme.

Pensando sempre em inovar a empresa também está presente em sites de compra coletiva, sistema magnífico de vendas, que  atualmente beneficia diversos empreendedores a conquista de novos clientes em seus negócios. Abordamos também o assunto em dois artigos: Aumente suas vendas com compra coletiva e Cinco formas criativas de aumentar suas vendas com compra coletiva.

Como Funciona o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae

O programa tem como objetivo atender, micro e pequenas empresas do setor de varejo, ao qual estabelece práticas a inovar produtos, serviços, processo operacional e marketing. Os profissionais envolvidos são capacitados para trabalhar com micro e pequenas empresas, a fim de promover soluções de acordo com as necessidades de cada segmento de mercado.

O programa Agentes Locais de Inovação tem como meta estar ao lado do empreendedor em visita a cada dois meses, passando soluções de como evoluir no segmento e inovar. O programa de consultoria dura pelo menos um ano, podendo se estender por mais um ano. Em relação a custo, o empreendedor não paga nada, somente as soluções sugeridas para a inovação, que serão investidas pelo interessado.

Porque aderir ao Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae

  • Todo o serviço do ALI é auxiliado pelo próprio Sebrae
  • Ter gestão da inovação na empresa, com possíveis ações em produtos, processos, marketing e estrutura organizacional
  • Sua empresa poderá destacar-se da concorrência e se tornar mais competitiva
  •  Identificação de novas oportunidades de mercado e de inovação
  • Crescimento e o fortalecimento da sua empresa e marca

O programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae, terá até 2015 investimentos de R$ 300 milhões para atender 120 mil empresários em todo o País. O programa tem como objetivo remover a ideia de que inovar é caro e que apenas grandes empresas podem fazer. O programa é continuado, customizado, especializado e totalmente gratuito. Para mais informações acesse Agência Sebrae.

Conclusão

Assim como a historia do empreendedor citado acima, o sucesso de uma empresa está sempre aliado ao bom planejamento, a fim de evitar que boas ideias não sejam perdidas por falta de estudo de caso e conhecimento. Para angariar investimentos e consultoria para o seu empreendimento, sugerimos a leitura de: plano de negócios para o sucesso de sua empresa de açaí e sorvetes.

Deixe seu comentário abaixo para duvidas e sugestões. Sucesso a todos!

Deixe um comentário

*