Veja Aqui os Principais Nutrientes Encontrados no Açaí

Principais Nutrientes Encontrados no Açaí

Proteínas: são  responsáveis pela  formação  e  manutenção dos tecido-celulares
celulares,  pela síntese  dos  anticorpos contra  infecções  e   ajudam  na
formação  da  hemoglobina  do sangue e de variadas enzimas;

Carboidratos: é a principal fonte de energia do nosso corpo;

Fibras: contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar as diabetes
e protege a mucosa intestinal;

Cálcio: formação da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão
dos impulsos nervosos, também muito importante na coagulação sanguínea;

Magnésio: participa na formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos
nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular;

Manganês: Possui funções antioxidantes, no metabolismo de carboidratos, aminoácidos
e colesterol, além de ser essencial no desenvolvimento de ossos saudáveis e na
cicatrização de feridas;

Fósforo: importante na formação de ossos e de dente;

Ferro: formação da hemoglobina do sangue e da respiração celular;

Sódio: manter o equilíbrio aquoso e ácido básico do organismo, retendo a água;

Potássio: relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas e
para conservação do equilíbrio ácido/base;

Cobre: participa na formação de tecidos, no metabolismo do ferro, no metabolismo de
neurotransmissores e no sistema nervoso central;

Zinco: tem a função de manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, e também no
desenvolvimento e funcionamento dos órgãos reprodutores;

tabela de nutrientes do açai

Vitamina B3: manutenção do equilíbrio da pele e do sistema nervoso;

Vitamina C: tem uma forte ação antioxidante neutralizando os radicais livres
aumenta as defesas contra infecções, fortalece as paredes dos capilares e artérias.

Composição nutricional do açaí
Valores referentes a 100 gramas.

Proteínas    0,7 g
Carboidratos    21,5 g
Fibras    1,7 g
Cálcio    22 g
Magnésio    13 mg
Manganês    3,29 mg
Fósforo    11 mg
Ferro    0,3 mg
Sódio    15 mg
Potássio    75 mg
Cobre    0,14 mg
Zinco    0,2 mg
Vitamina B3    0,03 mg
Vitamina C    10,3 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Unicamp).

Veja Também:

 

Vídeo | Nutricionista fala sobre o Açaí e seus benefícios

https://youtu.be/oWS-3cTtSQ4

 

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