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Nutrientes do Açaí | Veja Aqui os Principais encontrados no Fruto

tabela de nutrientes do açai

Principais Nutrientes Encontrados no Fruto Açaí

Proteínas: são responsáveis pela formação e manutenção dos tecido-celulares, pela síntese dos anticorpos contra infecções e ajudam na formação da hemoglobina do sangue e de variadas enzimas;

Carboidratos: é a principal fonte de energia do nosso corpo;

Fibras: contribuindo para evitar o excesso de colesterol, melhorar as diabetes e protege a mucosa intestinal;

Cálcio: formação da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos, também muito importante na coagulação sanguínea;

Magnésio: participa na formação de dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular;

Manganês: Possui funções antioxidantes, no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol, além de ser essencial no desenvolvimento de ossos saudáveis e na cicatrização de feridas;

Fósforo: importante na formação de ossos e de dente;

Ferro: formação da hemoglobina do sangue e da respiração celular;

Sódio: manter o equilíbrio aquoso e ácido básico do organismo, retendo a água;

Potássio: relaxamento muscular, para a secreção de insulina através do pâncreas e para conservação do equilíbrio ácido/base;

Cobre: participa na formação de tecidos, no metabolismo do ferro, no metabolismo de neurotransmissores e no sistema nervoso central;

Zinco: tem a função de manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, e também no desenvolvimento e funcionamento dos órgãos reprodutores;

Vitamina B3: manutenção do equilíbrio da pele e do sistema nervoso;

Vitamina C: tem uma forte ação antioxidante neutralizando os radicais livres aumenta as defesas contra infecções, fortalece as paredes dos capilares e artérias.

Composição nutricional do açaí

Valores referentes a 100 gramas.

  • Proteínas: 0,7 g
  • Carboidratos: 21,5 g
  • Fibras: 1,7 g
  • Cálcio: 22 g
  • Magnésio: 13 mg
  • Manganês: 3,29 mg
  • Fósforo: 11 mg
  • Ferro: 0,3 mg
  • Sódio: 15 mg
  • Potássio: 75 mg
  • Cobre: 0,14 mg
  • Zinco: 0,2 mg
  • Vitamina B3: 0,03 mg
  • Vitamina C: 10,3 mg

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Unicamp).

Vídeo | Nutricionista fala sobre o Açaí e seus benefícios

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