Elementos Básicos para o Empreendedorismo em Açaí e Sorvetes

Todo o conteúdo deste artigo, sobre empreendedorismo, tem como fonte o vídeo Os 3 elementos básicos do Empreendedorismo assistido pela nossa equipe no Canal Geração de Valor […]

Todo o conteúdo deste artigo, sobre empreendedorismo, tem como fonte o vídeo Os 3 elementos básicos do Empreendedorismo assistido pela nossa equipe no Canal Geração de Valor do YouTube. O Instituto Geração de Valor atualmente comandado pelo Empresário Flávio Augusto é uma instituição sem fins lucrativos, tem o objetivo principal de compartilhar experiências e ensinamentos relevantes para o empreendedorismo. Para quem não o conhece, o empreendedor de sucesso Flávio Augusto, é presidente de um grupo de empresas no Brasil, atua no segmento de educação, liderando a Ometz Group, muitos devem conhecer sua primeira empresa de sucesso a Wise Up.

Com foco a auxiliar clientes e leitores do site a realizarem bons negócios, sendo empreendendo em franquia de açaí, ou qualquer outro segmento, temos o prazer de compartilhar esse artigo com palavras de quem é autoridade no assunto. Siga a Geração de Valor no Twitter, curta sua página no facebook e assita todos os seus ensinamentos em seu Canal no Youtube.

Os 3 elementos básicos do Empreendedorismo

Quando falamos em sucesso, para muitos esse tema, é um pouco obscuro, um pouco subjetivo. Muitos acham que tem haver com a sorte outros acham que o sucesso é obra do acaso, na realidade não é nada disso. Todas as pessoas que obtém um resultado positivo, historicamente, e entre muitas pesquisas realizadas sobre o tema, apontam que essas pessoas, têm em comum um padrão de comportamento e pensamento, ao que levam a ter sucesso.

Isso não só para aqueles que começam do zero, mas também segundas ou terceiras gerações de negócios, que continuam o empreendimento com sucesso levando-o a outro patamar. Este tipo de empreendedor destaca-se, e por isso este padrão de pensamento é muito estudado atualmente.

É um erro muito comum, uma pessoa ser considerada empreendedora, por sempre estar cheias de ideias. Apenas por ter ideias, esta pessoa não pode ser considerada empreendedora. Outro erro comum é considerar como empreendedor, aquele que inicia regularmente diversos negócios, mas, sempre não dão certo. Por mas que este exemplo demonstre vontade, não é suficiente para essa pessoa ser considerada como empreendedora.

Por essa razão existem três elementos básicos para o empreendedorismo.

Visão de Empreendedor

O primeiro elemento é ter visão. O que significa ter visão?  Visão é a capacidade que alguém tem de enxergar algo que não existe, como fosse concreto, algo claro. Essa pessoa enxerga claramente o que aos olhos de pessoas comuns, ainda não existe.

Em um exemplo pratico, podemos observar um escultor, que em sua maneira de trabalho, tem outra forma de enxergar seu trabalho a esculpir. Suponhamos que ele tenha um grande pedaço de madeira, e queira esculpir naquele momento o rosto de cristo, aos olhos de quem assiste o trabalho sendo feito, podem simplesmente dizer: “Esse artista terá que ter muita habilidade para esculpir o rosto de cristo ali, será muito difícil!”.

Resumindo, o artista talvez possa estar enxergando seu trabalho de outra maneira, em sua visão o rosto de cristo já está ali no grande pedaço de madeira, ele apenas vai tirar o que não é o rosto de cristo daquela madeira, sua visão é diferente, o trabalho já está criado, e em sua visão o escultor vê a obra de arte claramente. A arte trabalha muito com o elemento visão, e do ponto de vista do empreendedorismo, existe um Q artístico também, e essa visão é fundamental ao empreendedor.

Por essa razão, não podemos considerar alguém empreendedor, que enxerga o que todo mundo vê, essa pessoa poderá abrir muitos negócios, mas todos iram fechar ou não terão o crescimento esperado. Desta maneira podemos concluir que visão, é a capacidade de enxergar algo inexistente muito claramente.

Coragem de Empreendedor

Partindo do principio que para ser empreendedor, a pessoa deva ter três elementos básicos, não adiantará de nada ter visão, enxergar um segmento de mercado fantástico, se na hora de botar em pratica, a pessoa não tenha coragem de executar, tenha medo, pois em alguns casos para executar essa visão, a pessoa tenha que largar seu emprego, ou mudar de cidade, ou mudar de área e entre outras barreiras. Desta forma não adianta de nada ter visão e não ter coragem de executa lá. A coragem servira para enfrentar riscos, e risco é algo inseparável ao empreendedorismo, todo empreendedor de sucesso gosta de ter esse sentimento para não o deixar acomodado.

Competência de Empreendedor

O terceiro elemento fundamental, aliado a visão e a coragem é a competência. Para o empreendedorismo, a competência é fundamental para a execução do projeto, significa ter capacidade de colocar a mão na massa e fazer acontecer. Contudo é considerado empreendedor, aquele que tenha os três elementos básicos para o negócio acontecer, sendo eles: Visão, Coragem e Competência.

Para empreender, necessariamente devemos conhecer de forma geral sobre marketing, vendas, administração, finanças, operação e acima de tudo em gestão de pessoas. Ter um negócio acima de tudo é gerir pessoas, a começar em gerir a si próprio, gerir suas expectativas, gerir suas ansiedades, gerir quando as dificuldades aparecem e nessa parte onde muitos abandonam o barco e desistem.

O empreendedor de sucesso persevera com o não, lida com as dificuldades de maneira diferente da maioria das pessoas. Visão, Coragem e Competência, com certeza e dependendo da área, para o empreendedorismo será necessários diversos outros elementos, mas, sem os três citados neste artigo fica impossível alguém ser considerado um empreendedor.

Conclusão

Gostou do Artigo? Tem alguma opinião relevante a respeito? Deixe seu comentário abaixo ou vá para nossa página de contatos e deixe sua opinião em nosso email.

Bons Negócios a Todos!

Deixe um comentário

*