Dicas de Planejamento para o Segmento – Açaí e Sorvetes

Deseja investir no segmento açaí e sorvetes e não possui nenhuma experiência no setor? Leia a seguir dicas importantes de planejamento […]

Deseja investir no segmento açaí e sorvetes e não possui nenhuma experiência no setor? Leia a seguir dicas importantes de planejamento, seguidas por como definir a área de atuação, como escolher e comprar equipamentos e sobre administração financeira.

Já abordamos em outro artigo, sobre a importância de um plano de negócios, leitura indispensável para o empreendedor que deseja ter independência financeira com seu próprio negocio. Artigo que aborda que obrigatoriamente devemos ter em mente que o planejamento antecipado sempre será decisivo para o futuro promissor de qualquer empresa. Com as dicas contidas neste artigo, certamente poderá ser mais fácil à busca por empréstimos bancários, sociedades e apoio de investidores. Mas para ter credibilidade, obrigatoriamente o plano de negócios, deve ser simples, objetivo e realista.

Motivação e Planejamento

Motivação e planejamento são elementos necessários para o sucesso de qualquer empreendimento. Muitos empreendedores contam com a motivação necessária para o sucesso, mas sem contar com o planejamento básico, passam a virar estatísticas. Cerca de 50% das pequenas e grandes empresas no país fecham em seus três primeiros anos por falta de recursos financeiros e entre outros.

Leia Também:

Veja a seguir dicas básicas, mas de certa forma importantes para quem deseja investir em loja ou quiosque de açaí, comprar maquina de açaí ou sorvete expresso frozen ou para quem pretende trabalhar com carrinho de açaí.

Definindo a Área de Atuação

Primeiramente defina o seu ponto de venda, visando sempre um lugar estratégico. Considere locais que o fluxo de pessoas seja alto. Antes de escolher, entenda o perfil de seu cliente e suas exigências e defina o publico alvo que você deseja atender. Utilize a criatividade, faça regularmente promoções, veja um exemplo em: 5 formas de aumentar suas vendas com compra coletiva.

Desenvolva a área comercial de seu negócio e divulgue o seu produto. Mantenha sempre a higiene em seu ponto de venda e matéria prima. Obtenha informações sobre o segmento de açaí e sorvetes em fontes seguras como o Sebrae e fique por dentro de novidades e noticias para oportunidades de crescimento.

Como Escolher e Comprar Equipamentos

Apenas compre equipamentos em marcas confiáveis e de credibilidade. Desconfie de preços baixos. Diversos fabricantes de máquinas aproveitam-se da falta de conhecimento técnico de clientes e comercializam produtos com preços baixos, mas com baixa qualidade. Equipamentos com baixo preço e pouca qualidade em peças e mesmo novos já necessitam de conserto nos primeiros meses de uso.

Antes de comprar qualquer produto de qualquer marca, obtenha referencias de pessoas que já utilizam tais produtos a pelo menos dois anos. Em hipótese nenhuma deposite dinheiro de uma compra a uma conta corrente de pessoa física. Antes de enviar dinheiro a qualquer fabricante, consulte o CNPJ da empresa, verifique quanto tempo este CNPJ existe e veja se existem restrições judiciais envolvendo este CNPJ. Fique atento, pois muitas empresas mudam de CNPJ constantemente.

Administração Financeira

Concentre toda a movimentação financeira em um livro-caixa com entradas e saídas, será uma importante ferramenta na administração de seu negócio. Lembre-se que o Açaí e Sorvetes são produtos sazonais, ou seja, em certos períodos a demanda pode cair. É muito importante fazer uma reserva financeira em períodos de alta para não correr riscos de se tornar inadimplente em períodos de baixa.

Tenha em mente que faturamento não é a mesma coisa que Lucro. Faturamento = valor total de suas vendas. Lucro = faturamento – (menos) custos e despesas. Seja cauteloso com seus investimentos. Seu fornecedor é o será um de seus maiores parceiros. Respeite-o quanto aos prazos de pagamento.

Deixe um comentário

*