Como Montar uma Franquia Segmento Açaí (Parte II)

Dando seqüência a nossa serie de artigos de como montar uma franquia de açai, onde na primeira parte abordamos alguns conceitos básicos sobre […]

Dando seqüência a nossa serie de artigos de como montar uma franquia de açai, onde na primeira parte abordamos alguns conceitos básicos sobre a função de cada envolvido como franqueador e franqueado e quais vantagens em construir uma franquia de açai. Caso tenha perdido a primeira parte segue abaixo o link:

Nesta segunda parte abordaremos os primeiros passos a serem dados para a criação do sistema de franquia, onde aconselhamos que a base sobre o modelo já vigente do segmento seja toda padronizada, padrões que possam representar a marca em qualquer Estado ou País que possa atuar.

CONCEITOS DE PADRONIZAÇÃO

Para exemplificar padrões poderemos ilustrar o jogo de xadrez, onde um tabuleiro contendo 64 casas, 32 casas brancas, 32 duas casas pretas, 32 peças (sendo 16 para cada jogador), levam dois jogadores a um combate seguido de regras disputarem uma partida indiferente da nacionalidade, apenas seguindo padrões já existentes a milhares de anos com grande sucesso.

O xadrez é um fantástico exemplo sobre padronização, levando essa realidade para o mundo dos negócios, veremos que o sistema de franquia é o que mais incorpora o uso de processos padronizados. Tal como no xadrez, são os padrões que possibilitam redes de sucesso, a alcançarem a internacionalização mantendo os mesmos conceitos sobre marca, produtos e serviços.

EXEMPLO DE FRANQUIA TOTALMENTE PADRONIZADA

Com estrondoso sucesso no Brasil e Mundo a rede Mcdonalds é a mais lembrada quando o assunto é franquia, domina e continuará dominando o mercado em seu segmento, pois como no xadrez sua padronização é extremamente incrível e cativante a um nível acima da média. Em qualquer País que o consumidor esteja mesmo não conhecendo o idioma, ao chegar a uma loja da rede apenas precisa gesticular para o atendente o famoso numero um que certamente será compreendido, a padronização impera na maior rede de fast food aliando imagens e números.

Mesmo mudando alguns elementos para um design de loja mais futurística a rede não perde sua identidade visual, veja o artigo  3 Design de lojas alimentícia para inspiração . A seguir exemplos de redes de franquias de sucesso que naturalmente poderá inspirar a padronização para uma loja de açai. Veja também nosso artigo relacionado em: 5 Franquias de sorvete expresso frozen para inspiração.

FRANQUIA MCDONALDS

Analisando está rede de franquias, podemos observar sua vasta qualidade em padronização. Padrões de design, produtos, atendimento e marca que falam uma só língua. Atualmente soma-se 31 mil restaurantes espalhados em 118 Países e faturamento de mais de 45 bilhões. Possui atualmente 11 prêmios de excelência em franchising concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Fantástica fonte de inspiração para uma nova franquia de açai.

FRANQUIA SUBWAY

Rede de franquia que mais se assemelha com o segmento açai, pois proporciona ao consumidor uma forma rápida e saudável de alimentação, com diversas opções de saladas e sanduiches. Atualmente a rede de franquias SUBWAY soma 33 mil lojas espalhadas por 92 Países. Entre suas premiações constam a de Melhor Franquia, concedida 16 vezes pela Entrepenuer Magazine e o prêmio ouro Satisfação dos Clientes.

FRANQUIA HABIBS

Empresa Brasileira com 22 anos de atuação no segmento alimentício. Iniciou seu sistema de franquias em meados de 1992 e acumula atualmente no País 330 lojas em mais de 90 cidades. Rede totalmente padronizada com mais de 50 opções entre doces e salgados, atualmente é a maior rede de fast food de comida árabe do mundo. A sua qualidade e confiabilidade junto ao consumidor, fez com que a rede conquistasse uma série de importantes prêmios, entre eles: Melhor Franqueador pela (ABF) Associação Brasileira de Franchising, Prêmio de Excelência em Serviços ao Cliente, pela revista Consumidor Moderno, Prêmio Oscar do Varejo, pela Alshop, entre outros.

FRANQUIA APPLEBEE´S

Com 32 anos de Historia, está rede de franquia americana destaca-se com seu segmento voltado para restaurantes com conceito Casual Dining. Atua atualmente em 18 Países, no Brasil há cinco anos, o Applebee’s tem unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A empresa destaca que algumas mudanças em sua padronização ocorreram para o sucesso da rede de franquias no Brasil, veja treço copiado do Site institucional Applebee’s: www.applebees.com.br.

O projeto Brasil inclui a “tropicalização” do conceito, tanto arquitetonicamente, como na criação de pratos regionais. A preocupação é de criar uma imagem mais cosmopolita sem perder a identidade americana. Para isto foram desenvolvidas pesquisas qualitativas visando identificar as necessidades do consumidor brasileiro, quanto ao ambiente, serviço e comida. Veja mais no Site institucional Applebee’s: www.applebees.com.br.

 CONCLUSÃO

Analisando estas quatro gigantes redes de franquias, qualquer pessoa poderá concluir que sem uma complexa padronização, nenhuma delas alcançaria o sucesso atual. Padrões dominam e sempre dominarão este segmento de mercado, e por essa razão todo aquele que pretenda torna-se um franqueador, obrigatoriamente terá este trabalho duro e compensador a fazer.

Diferente de épocas passadas, hoje em dia está tarefa pode ser concluída por empresas especializadas em desenvolver projetos de franquias, serviço que os fundadores de todas as franquias citadas neste artigo, nem sonhavam em ter em sua época. Passamos a palavra para o leitor:

E VOCÊ PENSA EM TRANSFORMAR SEU NEGÓCIO EM UMA FRANQUIA DE AÇAÍ?

Dúvidas, sugestões ou criticas envie-nos um email para contato@mixersbrasil.com.br

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