Como Montar uma Sorveteria ou Açaíteria – (Parte I) – Planejamento Inicial

Este é o primeiro artigo de nossa série sobre como montar uma sorveteria ou açaíteria passo a passo. Nossa equipe estará detalhando nesta série todos os processos básicos e avançados para o sucesso da mesma. Estaremos disponibilizando também links e contatos para cursos de como fabricar e manipular sorvetes e processos de administração.

Montar uma sorveteria é realmente um bom negocio? Para responder essa pergunta, podemos seguir dados concretos do levantamento sobre o segmento sorvetes realizado pela conceituada empresa de pesquisas globais Mintel.

Segundo o levantamento realizado pela Mintel, o mercado de sorvetes no Brasil cresceu em média 33% nos últimos cinco anos e foram consumidos 452 milhões de litros de sorvetes vendidos por sorveterias e indústrias do setor. Números que colocam o Brasil como o 4º maior mercado de sorvetes no mundo, demonstrando que realmente o mercado é promissor para o empreendedor que deseja saber como montar uma sorveteria de sucesso.

como montar uma sorveteria

 

Artigos publicados da série:

 

Planejamento Inicial

Importante saber que a falta de planejamento, mesmo que sendo simples, poderá ser o fator que decidirá o sucesso ou o fracasso da nova sorveteria. Em estudo recente realizado pelo Sebrae, cerca de 50% das empresas fecham antes de completar seus primeiros 03 anos.

Em comum todas estas empresas vieram a fracassar por falta de duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação do negócio e gestão. Isto indica que é necessário conhecer o melhor possível sobre sorveterias e todos os processos de produção do sorvete. E como realizar está tarefa de como montar uma sorveteria de sucesso?

 como montar uma mini sorveteria

 

Pesquisando sobre como montar uma sorveteria e a produção do sorvete

Se o empreendedor já atuou no segmento de Sorveteria como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de Sorveterias, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque ideias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.

Mas, se o interessado não for do segmento, deverá aprender muito e o melhor caminho é pesquisar. Converse com pessoas do segmento e questione até entender como poderá ganhar dinheiro ao saber como montar uma sorveteria. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de Sorveterias.

É normal o novo empreendedor pensar que fazer amizades ou realizar pesquisa com empresários do setor de sorveterias é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um futuro possível concorrente.

Não é verdade! As pessoas gostam de trocar ideias e falar das dificuldades, basta ser honesto na conversa, apresentando-se corretamente e explicando sua situação. Para iniciar a pesquisa busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em outras cidades, pois assim ninguém se sentirá ameaçado a passar informações.

como montar uma sorveteria maquinas

 

Transformando a Pesquisa no Projeto da Sorveteria

O resultado deste aprendizado e pesquisas levará o empreendedor a ser capaz de formar ideias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será sua Sorveteria. Ao contatar outros empreendedores do setor você deverá ser capaz de responder as seguintes questões sobre como montar uma sorveteria:

  • Onde será localizada a Sorveteria?
  • Como será o processo de Venda, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?
  • Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores?
  • Como será a operação e como montar uma sorveteria de forma a satisfazer e surpreender os clientes?
  • Como será sua equipe de funcionários?
  • Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia).
  • Quando sua Sorveteria estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranquilo durante as férias?
  • Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?
  • Este realmente é um bom negócio para o tipo de empreendedor que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá ao interessado um mínimo de domínio sobre o segmento e o ajudará a ter chances reais de sucesso. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do dia a dia você construirá suas próprias respostas.

No próximo artigo veja como elaborar um completo plano de negócios para dar inicio ao objetivo de como montar uma sorveteria de sucesso.

Passamos a palavra para o leitor, Qual sua opinião sobre como montar uma sorveteria? Deixe um comentário abaixo.

 

Vídeo | Dicas de como montar passo a passo

https://youtu.be/dYbw2S0Aa9U

 

Artigos publicados da série:

Deixe um comentário

*