Como Montar uma Franquia Segmento Açaí (Parte I)

Alguns de nossos clientes em duvidas rotineiras, nos procuram com a mesma questão em diversas ocasiões : Como montar uma franquia de açai ? Resolvemos criar uma serie de artigos relacionados sobre o assunto, auxiliando a todos que pretendem transformar sua loja de açai, quiosque ou até mesmo um simples carrinho de açai em uma franquia de açai ou conhecer este outro lado de um mercado novo e promissor.

Considere também ler:

Nesta primeira parte da serie de artigos sobre o tema, abordaremos quais são os conceitos de uma franquia. Tais como a função de todos os envolvidos no modelo de negocio. Conceitos básicos que muitos já podem conhecer, mas como buscamos deixar o artigo o mais completo possível, não deixaremos de citar.

 

Sistema de Franquia

Um modelo de franquia consiste de uma empresa bem elaborada e padronizada em seu segmento de mercado especifico, dona de uma marca, produto ou serviço de sucesso que por sua vez concede a um ou mais empresários individuais a oportunidade de utilização de um modelo pronto de negócios.

Outra definição para uma sistema franquia segundo a ABF ( Associação Brasileira de Franchising ), franquia é : Onde alguém ( Franqueador ) autoriza um terceiro ( Franqueado) a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição, de produtos e ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de operações e gestão de um negócio de sucesso.

O Franqueador

O papel de franqueador passa ao empresário ou grupo detentor dos direitos reservados a marca, produto ou serviço envolvido. Entretanto por sua vez acumula uma series de funções para a sustentação do modelo de franquia, tais como: Desenvolver tecnologias e metodologia, assessoria em todos os campos, monitoramento de controle de desempenho da rede entre outros.

O Franqueado

É o empreendedor que adere ao sistema de franquia criado pelo franqueador, beneficiando-se de um modelo pronto de negócios. Usufruindo de um modelo pronto para ganhar dinheiro em seu devido tempo de retorno. Uma das funções do franqueado passa por manter o franqueador informado sobre o desempenho do seu negócio, contribuindo para o aperfeiçoamento completo da gestão.

A Franquia

Termo utilizado para definir o sistema de franquia. Franquia não é apenas um empreendimento com uma identidade visual bem elaborada aliada a produtos e serviços . É de fato por sua vez o atendimento, ambiente e filosofia de trabalho padronizado que evolui acrescentando status e reconhecimento do consumidor final.

Taxa de Franquia, Publicidade e Royalties

A Taxa de franquia é um valor pago na adesão do modelo de negocio para o franqueador uma única vez. Dependendo do modelo em alguns casos esse valor poderá ser cobrado novamente na renovação do contrato conforme acordado. Para entender melhor porque essa taxa é cobrada, teremos que levar em consideração o pacote incluso de benefícios tais como : treinamento inicial ao franqueado e sua equipe, ajuda na avaliação da escolha do ponto, ajuda na atividades pré operacionais, manuais e o projeto pronto com o lay out e arquitetura, entre outros benefícios que podem vir a ser incluídos.

A Taxa de Publicidade recolhida pelo franqueador periodicamente serve para despesas destinadas à criação e divulgação de peças publicitarias padronizadas para toda a rede. Indispensável em qualquer franquia a publicidade tem o papel de renovação, por parte de imagem, lançamento de produtos e expansão em geral.

Royalties, em outras palavras ( Taxa de Franquia Mensal ), paga ao franqueador. Tem como objetivo oferecer treinamento e supervisão periódica, atualizações do manuais e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias.

Vantagens em Construir uma Franquia

Escolher mudar seu modelo de negocio para uma franquia de açai, automaticamente trará uma serie de benefícios, entre eles : a conquista de mercado de forma rápida, com necessidade de menos recursos financeiros , administração menos complexa , mais ações de marketing fortalecendo a marca em áreas diferentes do habitual.

Porque adaptar um Modelo de Negócios para um Sistema de Franquia

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias deve crescer 14,5% neste ano. Crescimento maior do que o previsto para economia brasileira segundos previsões de economistas de Bancos Brasileiros.

Abaixo confira cinco motivos para apresentar a quem deseja torna-se um franqueado seu de uma franquia de açai.

    • 1. O Modelo já está testado

 

Ao adquirir uma franquia, você evita dificuldades enfrentadas por empresas iniciantes. Isso porque o franqueador já passou pelos problemas anteriormente e encontrou a melhor solução para o sucesso.

    • 2. Financiamento

 

Redes de franquias geralmente oferecem crédito para a abertura de novas unidades, com capital de Bancos parceiros que trabalham com linhas específicas para o sistema de franquias. O Bradesco e a ABF, por exemplo, se uniram recentemente para criar soluções financeiras específicas para este segmento.

    • 3. Acessória

 

O franqueador costuma oferecer ajuda aos franqueados em temas como: negociação, sistemas de gestão e publicidade. Sendo assim, o franqueado não precisa tomar nenhuma decisão sozinho, aumentando sua chance de sucesso.

    • 4. Dono do Próprio negocio

 

Possuir uma franquia pode significar ser dono do seu próprio negócio, sua própria equipe e contribuir para evolução de produtos e serviços.

    • 5. Marca Conhecida

 

A marca da franquia é mais conhecida do que a de um negócio que ainda está engatinhando e isso ajuda a atrair clientes. Ter uma marca forte logo no começo do negócio é um trunfo e tanto nas mãos.

E você deseja tornar seu negócio em uma Franquia ?

Está foi a primeira parte de uma serie de artigos que serão publicados no intuito de auxiliar a todos interessados em franquias de açai. Não quer perder nenhum de nossos artigo ? Então assine agora mesmo nossa newsletter, Assinar.

Deixe um comentário

*