Artigos Sobre Açaí e Sorvetes

Como Montar uma Loja de Açaí | Passo a Passo Simples

Montar uma loja de Açaí , trabalhar com quiosque ou carrinho de açaí, vem tornando-se tendência dentro e fora de centros  comerciais.

Opção de negócio atrativa por sua alta lucratividade, e devido ao aumento expressivo de pessoas preocupadas em tornar sua alimentação natural, saudável e energética, cada vez mais empreendedores apostam em montar lojas especificas de açaí ou agregam o produto a sorveterias.

Veja também como montar uma sorveteria passo a passo em nosso site.

Nesta primeira parte iremos abordar alguns tópicos básicos para  o sucesso de uma loja.

Veja como fazer a  melhor escolha do ponto comercial,  a elaboração do projeto da loja, a administração de finanças e o treinamento da equipe.

Já na Segunda Parte abordaremos quais os equipamentos necessários para a estrutura física da loja, sugestões de cardápio com adicionais mais usados.

A terceira e ultima parte irá abordar  a divulgação e  técnicas de marketing.

Nossa Visão sobre como montar uma loja de açaí

Analisando lojas de Sucesso ( Segmento Açaí, Sucos e Salada de frutas) compilamos dicas importantes para você iniciar e montar uma loja de açai ou aprimorar seu empreendimento.

Considere ler também o Artigo : Sugestões de preparo e adicionais para um super açaí na tigela ou no copo, onde poderá encontrar boas  sugestões de cardápio.

Tenha em mente que este tipo de mercado é extremamente rentável tanto no verão quanto no inverno, devido o clima/tempo dos últimos tempos. Vejamos quantos dias no ano realmente estavam frios ? 

Poucos, e a tendência aponta diminuições ainda maiores. Tendo essas e outras considerações, surge um excelente segmento de mercado!

Começaremos a discutir pontos decisivos  que seguidos a risca,  seguramente trará o impacto gigante esperado para o  sucesso em uma loja de açai.

Escolhendo Um Ponto Comercial

como montar loja de açai

Lojas deste tipo de segmento de mercado, costumam ter pontos estratégicos com grande movimentação.

Procurar o melhor local para a instalação da loja de açaí, deverá ser o primeiro ponto a analisar com calma e segurança.

Nesta analise deverá encontrar os seguintes critérios para o sucesso do empreendimento, que são:

  • Grande Movimentação de jovens  em grandes centros comerciais ou bairros, havendo boas condições de estacionamento (O Publico mais Jovem será a maior porcentagem de clientes).
  • Local Seguro com vigilância noturna, o movimento maior certamente estará concentrado no período da tarde e noite.
  • Amplo espaço para mesas , cadeiras e decoração.
  • Verificar junto a prefeitura do seu município, a possibilidade de abertura da loja de açai
  • Uma pesquisa de mercado perto do local a ser analisado, visando o grau de aceitação do publico alvo a ser atingido. Em uma rápida entrevista com populares do local, novas idéias poderão até surgir de como seus futuros clientes imaginam uma loja deste tipo.

Desenvolvendo o Projeto da Loja de Açaí

Apos escolher o local ideal para a abertura da loja, será importante colocar no papel o desenho de como ficara as instalações em um todo.

De um modo organizado seguindo exemplos de lojas que já estão no mercado obtendo sucesso no segmento alimentício, não necessariamente no segmento proposto.

Assim como em um bom design de embalagens, que por sua vez está em harmonia com as cores e formatos.

Uma loja de sucesso alimentícia deve sempre obedecer alguns padrões relacionados a sua atividade exercida.

Um erro constante que alguns empreendedores cometem em seu novo negocio está relacionado a comunicação visual.

Para uma boa comunicação visual sempre temos que obedecer alguns padrões de cores para tornar o  ambiente saudável, eis algumas dicas:

  • Cores leves devem ser usadas, não é porque o Açaí é roxo que terá que usar está cor em sua loja, usando esse tom o ambiente ficara pesado e refletindo em queda de movimento de clientes que buscam qualidade em alimentação .
  • O branco devera predominar, o roxo poderá ser usado discretamente em objetos compondo a decoração e design.
  • Se possível de começo, procure uma Agência de propaganda e marketing.
  • Um agência terá uma visão mais profissional, diversificada e com grande possibilidade de alavancar com rapidez seu negocio.

Planejamento | Administração da Loja

Planejar nunca é demais, imprevistos sempre surgem em qualquer negocio. Um bom planejamento referente as finanças da sua futura loja de açaí, devera estar bem dividido.

Separados em Capital para Instalação,  que ira incluir todos os equipamentos necessários e matéria prima.

Capital de Giro, para suprir necessidades de fluxo de caixa. Solucionando problemas financeiros que viram.

  • O Capital para Instalação, poderá variar de qual estrutura pretende para seu empreendimento.
  • Linhas de créditos são uma boa pedida, em instituições financeiras para abertura de um novo negocio.
  • Mas o melhor será sempre o capital  próprio, evitando juros abusivos de bancos e toda parte burocrática que envolve o mesmo.
  • Apos a instalação, todo e qualquer novo negocio irá precisar de um bom Capital de Giro, para suprir as necessidades de reposição de mercadoria.
  • Sem esse capital muitas pequenas empresas vem a falência em seu primeiro ano de vida.
  • Justamente no primeiro ano que virão os primeiros frutos de lucros e reconhecimento de seu trabalho para o publico.

Treinamento da Equipe

Uma equipe bem treinada resultará em vendas com qualidade, fidelizando o cliente a divulgar para outros sua loja e produtos.

Como muitos dizem um cliente contente passa para cinco pessoas sua satisfação com a loja.

Já um cliente zangado com o seu atendimento passa para dez pessoas sua insatisfação com sua nova loja de açaí.

Não há quem inicie cem por cento certo, há sim pessoas buscando aprimorar seu atendimento mantendo um padrão de qualidade, por  essa razão pesquise por empresas que ofereçam serviços de recursos humanos. Este tipo de empresa irá auxiliar na seleção de candidatos de uma forma mais completa e profissional com alguns critérios básicos :

  • Elaboração do perfil do candidato juntamente com o cliente, identificando também os fatores essenciais para o sucesso em sua função.
  • Avaliação psicológica baseada nas habilidades e competências exigidas para o cargo.
  • Verificação das referências profissionais dos candidatos.
  • Acompanhamento da seleção final dos candidatos junto ao cliente.

Está foi a primeira parte de Como Montar uma Loja de Açaí, no próximo artigo iremos abordar quais os equipamentos necessários para a estrutura física da loja, sugestões de cardápio com adicionais mais usados .

Vídeo | Encontro Sebrae – Quiosque Point do Açaí

(Parte II) | Equipamentos necessários

Muito cuidado com a escolha e compra de seus equipamentos! Aconselhamos vivamente a compra de equipamentos novos, atualizados e com padrões de diminuição de gastos de energia elétrica.

Aparelhos novos trarão certamente muitos benefícios em um curto espaço de tempo, proporcionando menos gastos a médio e longo prazo.

Todos os equipamentos a seguir são baseados para a demanda de uma loja de açai de médio a grande porte.

Contudo muitos empreendedores costumam construir um boa loja com menos estrutura, mas grande qualidade em produtos, atendimento e design.

  • Freezer (horizontal)
  • Refrigerador
  • Liquidificador industrial 1,5 L , para preparo de sucos e vitaminas
  • Liquidificador industrial 15 L, para o preparo do açaí na tigela ( ideal para dar um efeito homogêneo de cremosidade ao produto)
  • Refresqueira para sucos 10 L.
  • Espremedor de laranja
  • Microondas
  • Forno
  • Estufa para salgados
  • Chapa dupla para preparo de lanches .

Equipamentos complementares

  • Computador, com sistema comercial
  • Linhas telefônicas
  • Internet banda larga
  • TV LCD
  • Rádio instalado

Elaborando um Fantástico Cardápio

Um bom cardápio para uma loja de açai, estará aliado a uma boa elaboração de quais adicionais a utilizar, inicie por planejar quais produtos padronizar no futuro próximo.

Padronizar um cardápio,  ajudará no ganho de tempo para a agilidade ao atendimento e qualidade no processo de preparo.

Construir uma padronização de imediato será impossível, o ideal será o teste na pratica de quais os produtos que ganharão mais aceitação e credibilidade do publico alvo.

Nossas dicas a seguir serão baseadas em nossos clientes de sucesso.

Aconselhamos também a leitura de nosso artigo, sugestões de preparo para açai na tigela ou no copo. 

Em alta dia apôs dia, o açaí servido no copo vem ganhando uma fatia expressiva de consumo em lojas, quiosques e carrinhos de açaí.

Isso devido a facilidade de como o mesmo é servido junto a tamanhos de copos e adicionais infinitamente sugestivos.

A seguir tamanhos de copos , tigelas e adicionais  com grande aceitação no mercado.

Copos

  • 200 ml
  • 300 ml
  • 500 ml
  • 770 ml

Tigelas

  • 500 ml
  • 900 ml

Tigelas

  • Granolas
  • Flocos de Milho (sucrilhos)
  • Farinha láctea
  • Ovo maltine
  • Paçoca
  • Pó de guaraná
  • Xarope de guaraná
  • Granulado
  • Gotas de chocolate
  • Calda de sorvete
  • Frutas da época
  • etc.

Enfim, muitas outras variedades de adicionais poderiam ser citadas neste artigo, mas como já abordado o ideal será encontrar na pratica a padronização ideal junto ao publico alvo da futura loja.

Outra forma de não vir a falhar no processo de seleção de cardápio seria a contratação de uma empresa de pesquisa de mercado e opinião, como no inicio do negocio o capital sempre é apertado, aconselhamos a pesquisa sobre o assunto e colocar a mão na massa, caso não seja viável no momento a contratação deste serviço.

Uma boa pesquisa certamente o colocará na frente em varias questões que levariam na pratica meses e meses a serem descobertas e desenvolvidas.

No próximo e ultimo artigo abordaremos Técnicas de Marketing, Divulgação de produtos e Otimização de vendas a médio prazo.

Esperamos estar ajudando nesta tarefa decisiva de planejamento, caso tenha alguma duvida especifica. Contate-nos pelo e-mail:  [email protected]

Vídeo | A Grande Ideia – Saiba como montar uma casa de sucos

(Parte III) | Plano de marketing para loja de açaí

Plano de marketing açaí

Compilamos algumas dicas de como poderá divulgar sua loja  e até mesmo em um futuro próximo torna-la uma franquia.

Tenha conhecimento que muitas franquias de açaí espalhadas pelo Brasil, começaram como simples lojas do segmento.

Essas que por sua vez migraram para sistema de franquias por transmitirem qualidade em produtos e padronização de todo o design envolvido.

Muitos empresários do setor destacam que a decisão em aderir ao sistema de franquias foram tomadas por grande procura de clientes interessados que regularmente visitavam a loja.

Inicie a captar novos clientes por categoria

Divida o publico alvo em duas categorias

Categoria 1 :  Clientes que nunca experimentaram o açai e clientes inseguros a aderir ao consumo por boatos de contaminações na fruta.

Categoria 2 : Clientes habituados ao consumo de açaí. Bem verdade que este segmento de mercado não seja tão atrativo a quem não conheça o açaí. Isso ocorre por insegurança causada pelos boatos sobre contaminação, desconhecimento de benefícios e pelo fato de apenas  nunca terem provado antes o produto.

Aconselhamos que sua divulgação inicie para um especifico publico habituado ao açaí.

Este mesmo publico reconhecendo sua qualidade, irá automaticamente  divulgar o açaí para aqueles que desconhecem e ficam inseguros a consumir.

Prepare um material para divulgação que contenha informações necessárias para cativar as duas categorias.

Inclua neste material promocional os benefícios do açai e a pasteurização que ocorre em todo açai industrializado.

Processo de pasteurização que elimina total e qualquer risco de contaminação do fruto.

Para captar clientes habituados a fruta, contate academias da cidade ou bairros, escolas e todos os locais que concentrem o publico jovem e adeptos a esportes ( principais consumidores de açaí) .

Crie um Delivery e o promova

Muito popular em grandes redes de fastfood, o delivery poderá representar de 30 a 40 % no faturamento da loja.

Portanto é indispensável a adesão deste tipo de serviço, para toda e qualquer loja que busca a aceitação de clientes que buscam exclusividade, comodidade e estão dispostos a pagar pela qualidade que procuram.

Clientes que compram por delivery, estão sempre dispostos a pagar pela exclusividade.

Tenha certeza que garantindo um excelente serviço de delivery, o preço de seus produtos estarão em segundo ou terceiro plano na decisão de compra.

Introduza sua loja a internet

Introduza sua loja nas principais redes sociais. Muito importante nos dias atuais, a internet dia apôs dia tem um papel de grande importância na divulgação e interatividade com o cliente. 

Comece por criar um endereço de msn interligando os contatos do delivery.

Um exemplo formal desta ferramenta de mensagens instantâneas o msn, passa em nossa equipe.

Apôs a adesão deste serviço tivemos um aumento de 25% em contatos, mostrando que a interatividade por redes ainda dominará o mercado.

Faça uma promoção mensal atrativa para sua loja

Com grande poder na divulgação de produtos e serviços, uma promoção tem o poder de alavancar qualquer negocio de diferentes estruturas.

Para uma promoção de longo alcance, aconselhamos a  venda por sistemas de compra coletiva.

A exemplos de alguns de nossos clientes, uma promoção de grande repercussão poderá atrair parceiros dispostos a patrocinar o evento a troco de ter sua marca envolvida junto a sua loja.

Acredite em sua loja!

Seja persistente neste desafio, enfrente todos os obstáculos e barreiras decorrentes no caminho.

Todo e qualquer empreendimento não começa a gerar lucros de imediato,  planeje e não tome decisões por impulso a nível de gestão.

Para todo e qualquer problema a uma solução, o mundo visto por outros olhos é repleto de oportunidades e soluções.

Passamos a palavra para nosso leitor : E você gostaria de aderir nossa parceria para sua loja de açaí ?

Vídeo | 5 Passos para Criar um Plano de Marketing

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