Como montar uma Gelateria artesanal de sucesso! Mercado movimenta R$ 4 bilhões por ano

A seguir conheça algumas das principais sorveterias artesanais de sucesso no mercado de Gelaterias e veja também 07 dicas para montar uma Gelateria artesanal de sucesso!

No ultimo ano as sorveterias artesanais começaram a ganhar força e já começam incomodar fortes empresas do setor, como a Nestlé e Unilever (Proprietária das marcas Kibon e Jundiá).

As intituladas Gelaterias artesanais, cativam cada vez mais clientes priorizando a fabricação diária de sorvetes frescos com ingredientes selecionados e exclusivos. Desta forma o consumo padrão vem mudando, em uma demanda de produção crescente. Nos últimos dois anos o consumo passou de 1,2 bilhões de litros em 2012 para mais de 4,2 bilhões em 2013.

Fonte: Abis – Associação Brasileira das indústrias e do setor de sorvetes.

gelateria artesanal

Gelaterias Artesanais – Dri Dri Sorveteria Italiana

Com o slogan: Nosso compromisso é fazer o melhor gelado do mundo! A marca produz seus sabores de sorvetes com baixo teor de gordura e textura cremosa, evitando o uso de emulsificantes e espessantes. Aliando frutas Brasileiras e matéria prima importada, a marca tem como expectativa para o verão alcançar a venda de 600 sorvetes por dia.

Atualmente a rede Inglesa é comandada pelos sócios Dimitri Mussard e Nicolas de Virieu. Mais detalhes no site: http://www.dridrigelato.com/pt-br/.

Gelaterias Artesanais – Cuor Di Crema

A marca conta com máquinas italianas de sorvetes especializadas e diariamente são produzidos 18 sabores exclusivos de sorvetes. O sucesso desta sorveteria pode ser resumido pela sua busca constante em excelência ao selecionar ingredientes, e o rigoroso cuidado com a fabricação.

Mais detalhes sobre todos os processos da gelateria Cuor Di Crema no site: http://www.cuordicrema.com/.

Gelaterias Artesanais – Frutos do Brasil

De inicio o fundador Clovis José de Almeida, produzia apenas picolés utilizando frutas típicas do cerrado, onde ele próprio mantinha o cultivo e cuidados no quintal de sua residência na época em Goiânia.

Como o sucesso, em 1996 o empreendedor expandiu seus negócios e fundou a Milka Sorvetes, com crescimento continuo em 2010 com a expansão a marca passou a chamar de Frutos do Brasil. Atualmente a empresa familiar produz por dia 1.500 litros de sorvetes de massa por dia. O faturamento para 2013 foi estimado em R$ 3 milhões.

Mais informações no site: http://www.frutosdobrasil.com.br/.

gelateria

Como montar uma Gelateria artesanal de sucesso

A seguir conheça 07 dicas fantásticas para alavancar uma sorveteria do zero. Veja também nossa série de artigos onde abordamos com detalhes sobre como montar uma sorveteria e indicações de cursos para fabricação de sorvetes.

  • O ambiente faz toda a diferença

Primeiro passo: tenha como prioridade deixar seu ambiente o mais agradável possível. Ambientes acolhedores são familiares e tendem a receber indicações de clientes (a chamada propaganda boca a boca). Atente-se também ao atendimento rápido e educado, faça um bom investimento no treinamento de sua equipe!

  • Como enfrentar épocas de frio e chuva

Durante períodos sazonais de frio e chuva, as vendas tendem a cair entre 20 e 30%. Portanto, escolha o ponto comercial favorável em relação ao preço do aluguel e demais estruturas. O ideal para sorveterias artesanais seria começar com o ponto de venda próprio, mas uma boa alternativa para quem irá optar por alugar será negociar o valor do aluguel, junto ao proprietário para épocas de frio.

  • Trabalhe com os melhores ingredientes

Será que vale mesmo a pena comprar ingredientes de baixa qualidade? Há outras formas de reduzir custos! Portanto, sim pesquise preços, mas não deixe de optar por ingredientes de alta qualidade e frutas frescas para sua produção de sorvetes. Deixe claro e bem exposto para seu cliente esses diferenciais de qualidade, através de um bom marketing interno e externo.

  • 4º Uma boa localização é essencial

Sorveterias bem posicionadas, perto de centros comerciais e escritórios, tendem a atingir bom fluxo de pessoas durante a semana inteira. Locais com boas opções para estacionar concentrarão um bom publico também familiar.

  • 5º Pense no futuro e padronize os processos

Pense grande! Por que não almejar que sua gelateria poderá ser uma potencial marca franqueadora. Padronizando todos os processos, ficará mais fácil replicar sua loja! Consultorias especializadas em padronizar lojas para franquias serão uma ótima opção de investimento quando o momento chegar.

  • 6º Trabalhe com frutas da época

Procure produzir sorvetes com frutas vigentes de cada safra! Contate fornecedores e estabeleça parcerias duradoras.

  • 7º Inovação constante

Não pare no tempo! Faça investimentos em cursos, workshops e esteja ligado em tendências e novidades do segmento. Inove com novos sabores! Pense na criação de um delivery! Faça diferente, pense diferente e colha o sucesso de seu trabalho.

Passamos a palavra para o leitor! Pensa em montar uma sorveteria ou gelateria artesanal? Deixe um comentário abaixo.

Bons negócios!

Deixe um comentário

*