Informações e Curiosidades do Fruto Açaí

Veja nesta página curiosidades sobre o fruto açaí, informações nutricionais, produtos derivados como o mix de açaí pronto para consumo e açaí em pó. Conheça também os três tipos de polpa de açaí, sua concentração de sólidos e para qual produto derivado a polpa de açaí é recomendado.

Veja Também:

Curiosidades Sobre o Açaí

Diversas curiosidades cercam o açaí, desde o começo da exportação a sua lenda folclórica. Leia mais detalhes sobre sua lenda em: A Lenda do Açaí e sua Origem.

Em relação à exportação, sua grande decolada para o mercado exterior surgiu não por talento empresarial Brasileiro nativo da fruta.

Em visita ao Brasil um grupo de empresários americanos decidiu exportar para o EUA um desconhecido e promissor fruto em produtos derivados, com destaque para o suco de açaí. Hoje principal produto da Marca Sambazon pioneira em exportação de açaí e derivados, traduz nosso fruto nativo a outros países a peso de ouro com muita competência e qualidade. O blog Mundo das Marcas aborda a historia da empresa neste post Sambazon.

Informações Nutricionais

Passamos agora por alguns benefícios que o açai proporciona a quem o consome. Veja detalhes em O Açaí é rico em minerais e altamente energético , um artigo mais completo com detalhes sobre  fruta.

Antioxidantes

Todos os antioxidantes do Açaí trabalham no organismo sempre o nutrindo de dentro para fora, retardando  o envelhecimento e promovendo  um brilho intenso na pele, fortalecendo o sistema imunológico e controlando o colesterol.

Fonte rica em minerais como ferro, combate anemia em crianças, em fase de crescimento, em gestantes, que necessitam de minerais, e em convalescentes, para se fortalecerem. O cálcio, muito presente em sua composição, com cerca de 10 mg para 100g de polpa, é necessário para o desenvolvimento e conservação dos ossos e dentes, combatendo a osteoporose.

Produtos Derivados do Açaí

Diversos produtos são comercializados derivados do Açaí, seguindo nosso contexto e segmento apenas alguns produtos  alimentícios serão vistos neste artigo.

Polpa de Açaí

Comercializada em barras de 1 a 5 Quilos, chegando ao consumidor final pasteurizada e congelada a temperaturas abaixo de menos 18 graus. Pasteurização e registro no ministério da agricultura obrigatório para a produção e transporte. A polpa de Açai é comercializada em diversas concentrações de sólidos em sua composição.

  • Polpa de açai popular

Sua concentração varia em torno de 8 a 11 % de sólidos. Usada para mix de açai, sucos e sorvetes a uma qualidade intermediaria de nutrientes que a fruta pode proporcionar.

  • Polpa de açai médio

Sua concentração varia em torno de 11 a 14 % de sólidos. Usada também em mix de açai proporcionando por sua vez muita qualidade e sabor. Polpa rica em nutrientes usada em receitas de cremes que exigem mais sólidos que a polpa de açai popular.

  • Polpa de açai especial

Sua concentração varia em torno de sólidos aproximados a 14 a 17%. Sem duvidas a mais completa e rica em nutrientes, sugerida para qualquer procedimento em mix de açai, cremes  e receitas mais complexas.

Açaí em Pó

Vendido em embalagens de 100gr com sugestão de uso para  bater no liquidificador em porções de 10g juntamente com água, suco ou leite. Açúcar ou adoçante a gosto.

Mix de Açaí, Cremes e Sorvetes

Hoje em todo o Brasil a comercialização de mix de açai em hipermercados e distribuidoras de açai vem tornando-se comum. Varias embalagens são comercializadas, dentre elas em destaque são os mix de açaí pronto para consumo, levando ao consumidor final uma experiência de sabor agradável, saborosa e nutritiva.